Primeira iniciativa de regionalização do Programa Start-Up Brasil tem por objetivo estimular a inovação, o empreendedorismo e a competitividade em empresas nascentes de base tecnológica no estado do Amazonas

O Programa Start-Up Brasil, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com gestão operacional da Softex, e o Governo do Estado do Amazonas, anunciam a assinatura de um convênio de colaboração.

O acordo foi firmado hoje durante a 8ª edição da Feira Internacional da Amazônia (Fiam), por Fabian Petrait, vice-presidente Administração e Finanças (CFO) da Softex, e pelo secretário de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Thomaz Nogueira.

S0418084_bx

A parceria, que inclui também o Sebrae e a Fundação de Amparo à Pesquisa, tem como objetivo central apoiar e promover a inovação, o empreendedorismo e a competitividade no Estado, com destaque para as empresas inovativas de base tecnológica (startups) ligadas aos ecossistemas digitais da região. Esse apoio será efetuado por meio da implantação de metodologias de acompanhamento e desenvolvimento de negócios do Start-Up Brasil, de um programa de mentoria e da criação de uma marca regional para as ações de startups no Estado do Amazonas.

“O Amazonas é o primeiro estado a replicar a bem-sucedida política nacional de aceleração de startups, mas adaptando-a à sua realidade local. Com isso, o governo migra do atual modelo provedor para o modelo que é tendência para o futuro, que é de articulação. O ambiente empreendedor de Manaus é bastante vibrante e possui atualmente seis grandes incubadoras, uma aceleradora, diversos espaços de coworking e um grande número de indústrias, além de universidades fomentando a cultura empreendedora na grade curricular de seus cursos. Algumas startups dessa região são destaques em áreas como ecoturismo e logística fluvial e queremos aproveitar esse cenário promissor”, explica Diônes Lima, vice-presidente de operações (COO) da Softex.

O acordo de cooperação prevê, entre outras iniciativas, a realização de ações estratégicas para a promoção comercial, inteligência de mercado, promoção do Empreendedorismo Inovativo, Economia Criativa e apoio à inovação. A meta é fomentar o desenvolvimento socioeconômico do Estado por meio da inclusão e da participação comunitária, utilizando vocações locais, auxiliando e alavancando as ações já existentes, além de buscar a promoção de soluções governamentais.

Também será contratada uma equipe que se dedicará exclusivamente ao dia a dia do projeto e será responsável por selecionar, acompanhar e identificar necessidades das empresas envolvidas e as potenciais ações a serem desenvolvidas; atrair fundos de investimento e captar recursos financeiros e não financeiros para a realização das ações regionais; e mensurar o seu desempenho e resultados.

Segundo o Índice de Cidades Empreendedoras 2014 (ICE), estudo realizado pela Endeavor no ano passado, Manaus ocupa a décima posição entre as 14 cidades mais empreendedoras do país. O cenário para empreender na capital amazonense é bastante otimista já que há incentivos para mercados B2C e B2Gov, com Governos Municipal e Estadual investindo, proporcionalmente, em compras públicas e terceirização, quase 2,5 vezes mais que a média das outras capitais.

O Start-Up Brasil apoia atualmente 183 startups nacionais e internacionais, possui uma rede de 17 aceleradoras em 7 estados brasileiros e mais de 50 parceiros públicos e privados.