Mas afinal, o que é este tal de Demo Day?

O Demo Day 4 do Start-Up Brasil está chegando, e aproveitamos a oportunidade para explicar um pouco sobre o que é, para que serve, e o que acontece neste evento, que já é conhecido no mundo inteiro.

Demo Day, ou dia de demonstração, é um evento onde empreendedores (startups) têm a oportunidade de apresentar seu negócio para investidores de diferentes modalidades de investimento, como investidor-anjo, venture capital, private equity e capital semente, com o objetivo de conseguirem investimento para os seus negócios crescerem.

É uma grande oportunidade para as empresas e para os investidores conhecerem as startups e decidirem se têm interesse em investir no negócio, conversar com os fundadores e fazer networking.

É neste dia que o empreendedor precisa “vender o seu peixe” e convencer o público investidor que sua solução resolve um problema real do mercado, através de uma proposta de valor inovadora e, sobretudo, economicamente viável. Detalhe, tudo isso em apenas alguns minutos.

Pitch é o nome dado a esta apresentação sumária e crucial, que geralmente dura de 3 a 5 minutos. Ele deve conter basicamente:

1. Qual é a oportunidade?

2. Que mercado que irá atuar?

3. Qual é a sua solução?

4. Quais são seus diferenciais?

5. O que está buscando?

O grande segredo é juntar todas essas informações de forma sucinta e criativa para “encher os olhos” de quem assiste, sem estourar no tempo. Vale lembrar que tão importante quanto o Power Point utilizado, é também a desenvoltura do apresentador, que como representante da marca deve passar confiança, conhecimento e capacidade de execução aos seus possíveis futuros sócios.

No caso do Demo Day Start-Up Brasil, o evento celebra o momento final do ciclo de aceleração da turma, em que são selecionadas as startups que mais se destacaram, de acordo com os indicadores e metodologia aplicada pelo programa.

Nesta edição (Turma 4), o evento acontece no próximo dia 7 de julho, no Rio de Janeiro, e será realizado junto ao Venture Forum, como parte da programação do segundo dia do Congresso ABVCAP 2016 – o maior e mais qualificado encontro de private equity, venture e seed capital do Brasil e da América Latina.

As oito startups selecionadas para o Demo Day da Turma 4 – Agrosmart, Configr, Getmo, Grubster, Netshow.me, Portal Telemedicina, Stoodi e Treinus – apresentarão soluções inteligentes desde o agronegócio até a saúde, passando por diferentes setores da economia.

O intuito é que elas possam se aproximar de potenciais interessados em participar do capital de empresas em fase de expansão e de reestruturação.

Conheça o tweetpitch das startups que irão se apresentar no Demo Day 2016, da Turma 4:

Grubster: O aplicativo Grubster recomenda as melhores mesas para qualquer ocasião, oferecendo descontos e benefícios em todos os restaurantes.

Configr: Configr é a solução one-stop shop para empresas que possuem presença digital ou trabalham com internet.

Stoodi: O Stoodi é uma startup de Edtech, que oferece todos os conteúdos e ferramentas necessários à preparação para o ENEM e outros vestibulares, além de oferecer reforço escolar para alunos do Ensino Médio.

Treinus Tecnologia e Serviços: O Treinus é uma solução que estimula a saúde, bem estar através da prática de atividade física com o acompanhamento de um profissional de educação física.

Agrosmart: A Agrosmart acredita que pode melhorar a vida das pessoas no campo ao buscar sempre um modo mais inteligente de fazer as coisas.

Getmo: O Smartpush, da Getmo, entrega em mãos as chaves do engajamento da audiência de aplicativos mobile e portais de Internet, ao mesmo tempo em que reduz custos com marketing.

Portal Telemedicina – Gestão Inteligente da Saúde: A Portal Telemedicina é uma central médica online para interatividade e colaboração entre especialistas da área da saúde e a população.

Netshow.me: O Netshow.me é uma plataforma online de transmissões ao vivo (SaaS) que oferece soluções profissionais para empresas que querem fazer transmissões.

Fique por dentro das redes sociais do Start-Up Brasil para acompanhar informações frescas sobre o Demo Day 2016, que acontece dia 07 de julho.