Quem Aceleradoras

85 Labs

RESPONSÁVEL: Leo Lacerda
LOCAIS DE ATUAÇÃO:
Ceará
EMPRESAS ACELERADAS: 21
EMPRESAS EM ACELERAÇÃO: 1
INVESTIMENTO POR STARTUP: R$ 20.000,00 a R$ 45.000,00.
PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIA: 8% a 18%
APRESENTAÇÃO E METODOLOGIA

SOBRE A 85 LABS
A 85 Labs é uma aceleradora brasileira que investe em startups digitais, visando seu rápido crescimento, por meio de uma metodologia muito bem pensada e "mão na massa", ajudando os empreendedores no que for preciso.

Além do investimento financeiro, a 85 Labs possui diversas iniciativas que fazem a diferença no crescimento de uma startup: mentorias com profissionais especializados em suas diversas áreas (ótima rede de mentores), gestão de cada startup como um projeto (utilizam e disponibilizam uma plataforma web para acompanhar a evolução de cada startup), programa educacional diferenciado (além das palestras e workshops presenciais, possuem uma plataforma educacional on-line com conteúdo, curado e em diversos formatos, para os empreendedores aprenderem da forma que acharem melhor), tudo isso em um bom espaço físico.

METODOLOGIA
A 85 Labs Aceleradora possui uma metodologia que considera as limitações e potenciais dos empreendedores. Além de terem bem definidas as atividades que cada startup deve executar e entregar em cada uma das fases do programa de aceleração, também tem claras as atividades que a própria aceleradora precisa realizar para que as startups se desenvolvam na velocidade desejada.

É importante enfatizar que a 85 Labs possui um perfil "mão na massa", trabalhando sempre muito perto das empresas aceleradas, muitas vezes (principalmente no início do processo de aceleração) desenvolvendo atividades junto com os empreendedores. Ou seja, é muito comum um diretor ou membro da equipe da aceleradora participando de uma reunião com um potencial parceiro estratégico ou potencial investidor de alguma das startups aceleradas.

O conteúdo educacional considera uma metodologia híbrida de aprendizagem, ou seja, o empreendedor tem acesso a palestras e workshops presenciais sobre determinados assuntos, mas tem também acesso a uma plataforma educacional on-line da 85 Labs Aceleradora, que disponibiliza vídeos, textos e áudios com conteúdo qualificado para que os empreendedores possam aprender o que for necessário para o desenvolvimento do seu negócio.

O programa de aceleração possui 4 (quatro) fases:

FASE 1 - VALIDAÇÃO
Nessa fase, os empreendedores têm que validar suas soluções junto ao mercado. A forma de validação é bem planejada com a equipe da aceleradora, para que não ocorra qualquer viés na análise das validações. Hipóteses são criadas e validadas o tempo todo. Ao final dessa fase, a startup tem que realizar o primeiro faturamento, o que é considerado uma das melhores validações (clientes pagando pelo produto ou serviço).

FASE 2 - TRAÇÃO
Nessa fase, os negócios já validados têm como meta começar a ganhar tração, ajustar e melhorar seus produtos e serviços, bem como atingir o breakeven point (ponto de equilíbrio). É importante enfatizar que a criação e acompanhamento de KPIs (indicadores-chave de performance) são atividades essenciais para a evolução do negócio de forma eficiente.

FASE 3 - PREPARAÇÃO PARA INVESTIMENTO E GANHO DE ESCALA
Nessa fase, as startups que melhor performam começam a se preparar para uma segunda rodada de investimento (seja de um investidor anjo ou de um fundo de seed capital).

FASE 4 - PREPARAÇÃO PARA SAÍDA DO PROGRAMA
Nessa etapa, as startups já se preparam para sair do programa de aceleração, para dar lugar a uma nova turma de empresas a serem aceleradas. Porém, a aceleradora ainda auxilia nas negociações com potenciais investidores, bem como realiza, ainda, mentorias periódicas, mais objetivas.

PERFIL DAS EMPRESAS ACELERADAS PARA O START-UP BRASIL

- Negócios digitais: Experts no digital e apenas aceleram aplicativos de celular, plataformas web, softwares, e-commerces.
- Startups inovadoras: Não importa se é no produto, serviço, processo ou modelo de negócios, mas a Startup tem que ser inovadora.
- Negócios escaláveis: Gostam de negócios digitais que tenham grande potencial de crescimento escalável.
- Mercados relevantes: Buscam startups que atuem em mercados em crescimento e com grande potencial de crescer ainda mais.
- Soluções para problemas reais: Para ser interessante, a Startup tem que resolver uma dor, um problema real e relevante do mercado onde atua.
- Mercado B2B: Tem preferência por startups que vendam seus produtos e serviços para outras empresas, mas aceitam negócios B2C também.
- Empreendedores dedicados: Buscam empreendedores com sangue no olho! Se ele estiver disposto a se dedicar 150% ao seu negócio, está no lugar certo!
- Time complementar: Gostam de times complementares, com sócios com habilidades diferentes. Investem mais no time do que no negócio
- Primeiros passos já dados: Buscam startups que já tenham pelo menos um MVP (meio que um protótipo) já validado no mercado

STARTUPS ACELERADAS NO START-UP BRASIL
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